CRMV/AM dá início à entrega de cédulas digitais para médicos-veterinários e zootecnistas
O zootecnista Rodrigo Renner dos Santos Martins foi o primeiro profissional do Amazonas a receber seu registro profissional no formato digital, a nova modalidade adotada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para médicos-veterinários e zootecnistas. Ele participou ontem, 8, da 430° Plenária Ordinária realizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV/AM) de forma online, pois mora em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus.
Além dele, outros 15 profissionais receberam o acesso à carteira digital durante a Plenária. Desde janeiro, a emissão do documento está sendo feita nesse formato. Todos os médicos-veterinários e zootecnistas registrados no Conselho podem ter acesso ao novo modelo de forma gratuita por dois anos, desde que realizem o recadastramento.
A carteira profissional física continua servindo. O documento digital é opcional. “Os novos profissionais também receberão o documento impresso. No entanto, devem aguardar o contato do Conselho pois a emissão é feita diretamente pelo CFMV junto à Casa da Moeda. Posteriormente, a carteira é enviada aos regionais”, explicou o presidente do CRMV/AM, Ednaldo Souza.
Ele também informou sobre a campanha iniciada com as coordenações de curso de medicina veterinária para conscientização sobre o exercício da profissão junto aos estudantes. “A ideia é fazer palestras para os que entram e para os que estão saindo falando sobre a legislação vigente e a ética na profissão”, explicou.
Prestação de contas
Além da liberação do acesso às carteiras profissionais, a assessoria contábil apresentou o balanço financeiro do Conselho do ano 2022, o qual foi aprovado por unanimidade pelo plenário. “Nosso objetivo é colocar em prática um dos lemas da nossa campanha: a transparência”, disse o tesoureiro do CRMV/AM, Marcelo Gama.
Fiscalização
A fiscalização do CRMV/AM apresentou o relatório do setor na reunião. Foram 127 fiscalizações de 1 de janeiro até 8 de fevereiro. Foi relatado sobre denúncias de exercício irregular da profissão e descumprimento do código de ética, no que tange a divulgação de serviços nas redes sociais em desacordo com a legislação.
Também houve aplicação de auto de infração, termos de constatação e visitas de orientação a profissionais e estabelecimentos.
O setor de fiscalização recebe denúncias pelo email fiscalizacao@crmv.am.gov.br e pelo telefone 92 99452-0761.