Plenária itinerante encerra após três dias de programação; solenidade entregou 33 cédulas digitais a novos profissionais
Três dias de troca de informações, entrega de cédulas digitais, fiscalização, aproximação com profissionais e futuros profissionais e homenagem a quem preza pela saúde pública. Esse foi o resultado da 439° Plenária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV/AM), que aconteceu de forma itinerante no município de Manacapuru (a 102 quilômetros de Manaus).
O evento aconteceu na Universidade Nilton Lins e contou com o apoio do Frigorífico Frigopesca, da Pronatus do Amazonas, da ADAF, da Market, da Agrominas, da Royal Pet e da Seres/PETZ.
“Nosso objetivo foi alcançado. Foi um evento com muita informação de qualidade que vai ajudar os profissionais. Esse é o papel do Conselho: atuar lado a lado dos médicos-veterinários e zootecnistas”, afirmou o presidente do CRMV/AM, Ednaldo Souza.
Durante a plenária itinerante foram entregues 33 cédulas profissionais digitais de forma online para os participantes. Ao todo, a autarquia fez a entrega de carteiras para 46 novos médicos-veterinários e zootecnistas, sendo que 13 foram entregues durante a colação de grau dos alunos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), no último dia 3.
Palestras
As palestras tiveram temas variados sobre o funcionamento do Conselho, ética, responsabilidade técnica, registro de granjas, saúde única, terapia tópica na dermatologia, urgência e emergência, legislação estadual e nutrição de cavalos atletas.
Vinícius Monteiro, 18, é estudante de medicina veterinária e participou do evento. “Foram excelentes explicações. Gostei muito das palestras de anatomia e nutrição para cavalos e também sobre dermatologia”, disse.
O médico-veterinário Aldemir Queiros Frazão afirmou que a presença do CRMV/AM no município ajuda na valorização da profissão. “É muito bom contar com nosso Conselho aqui porque nos ajuda com o compartilhamento de informações e atualização sobre vários temas. É importante que a gente tenha essa oportunidade, principalmente os novos profissionais”, declarou.
Homenagem
A saúde pública como saúde única foi um dos motivos para homenagear os profissionais e empresas da Princesinha do Solimões, como também é conhecida a cidade de Manacapuru.
O CRMV ainda fez a entrega de 27 certificados de honra ao mérito pela contribuição de empresas e profissionais que atuam em defesa da saúde do Estado do Amazonas.