Presidente do CRMV-AM marca presença em Simpósio sobre Esporotricose
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM), Haruo Takatani, marcou presença nesta quarta-feira (29), no Simpósio: Emergência da Esporotricose em Manaus.
O evento ocorreu no Auditório Wilson & Graça Alecrim, na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HDV), no bairro Dom Pedro.
O Simpósio teve como público-alvo os médicos-veterinários, médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde. As palestras tiveram como objetivo esclarecer o que é a esporotricose, o diagnóstico e tratamento adequado para a doença que atinge tanto os animais quanto os humanos.
Esteve presente, além do diretor-presidente da FMT-HDV Marcus Guerra, representante da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), diretora executiva Ângela Nascimento.
“Esse Simpósio foi muito importante para esclarecer aos profissionais da saúde a respeito dessa doença, além de mostrar a importância do médico-veterinário no controle dela, pois sendo um profissional da saúde única, ele atua tanto no bem-estar animal quanto no humano, e a partir do seu diagnóstico é que a esporotricose é combatida”, afirmou o presidente Takatani.
Esporotricose
A esporotricose é uma micose causada pelo fungo da especia Sporothrix schenckii e está presente no solo, palha, vegetais, espinhos e madeira.
A doença pode ser transmitida para humanos quando o mesmo tiver contato com animais contaminados, não have transmissão de pessoa para pessoa.
Os sintomas variam de acordo com a forma com que a doença se manifesta. Nos felinos, os sintomas mais comuns são feridas profundas na pele, geralmente com pus, que não cicatrizam.
Confira na íntegra as notas técnicas: